A globalização neo liberal
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 5º A – 5° SEMESTRE
A GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS
O neoliberalismo é como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Dessa forma, deve haver total livre mercado, pois assim garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país,
Proporcionando um desenvolvimento tecnológico aumentando assim também concorrência. O neoliberalismo também proporciona uma queda nos preços e na inflação.
A GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS
A integração econômica e social entre países e povos de todo mundo é chamada de globalização, a tecnologia, a produção, as finanças e o comercio são esferas atingidas por esse fenômeno. A globalização faz com que culturas de todo o mundo sejam espalhadas, os governos conseguem se relacionar entre si com mais facilidade, as empresas fazem transações financeiras e econômicas de forma mais rápida, mesmo que de uma forma desigual todos os países do mundo são atingidos. O encurtamento de distancias, a facilidade de relacionar-se culturalmente e socialmente se dá pela criação de uma rede de conexão chamada de aldeia global.
Com a queda do socialismo no final do século XX que a globalização foi de fato efetivada, mesmo tendo relatos que afirmam que esse processo teve inicio com as grandes navegações nos séculos XV e XVI onde foram feitos contatos entre povos de nações distintas.Uma das coisas que impulsionaram o processo de globalização foi à forma moderna do liberalismo que permite uma intervenção limitada do estado ter ganhado força na década de 1970. Para baratear o processo produtivo das indústrias, algumas delas buscam produtos e serviços em outros países, tornando essas umas das características importantes da globalização.
Com grandes avanços tecnológicos obtidos, as ideias neoliberalistas vieram à tona deixando o estado de fora da maioria das decisões, uma vez que o