Educação
Campus Profº Alberto Carvalho
Departamento de Educação
Disciplina: Pesquisa em Educação
Prof. Dra. Monica Santana
O INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA
Acadêmicas: Deyseane Lima
Mary Luci de Melo Santos
Tauana Mendonça Santos
Maio/ 2011
Itabaiana
I. INTRODUÇÃO
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes de informação sejam eles livros, revistas, dicionários, entre outras a utilização sistemática para obtenção de material bibliográfico que são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida.
Os serviços de incentivo à leitura para alunos de 1ª a 4ª séries, associados ao processo de ensino aprendizagem, favorecem a ampliação no vocabulário e ainda consolida o hábito de leitura nas crianças.
Pelo fato, da extensa falta de hábito da leitura não só quando criança, mas também já depois na fase adulta, vemos a necessidade de criar algo que torne viável o planejamento e execução de atividades de incentivo a leitura.
1. OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades de incentivo à leitura infantil tanto nas bibliotecas escolares como em qualquer outro ambiente.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Diversificar os meios de incentivo à leitura, utilizando jogos, sucatas e dramatização. ü Proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver experiências referentes à promoção da leitura através de atividades pedagógicas, integrando teoria e prática. ü Conscientizar os professores e consequentemente os alunos a importância da leitura desde o ensino infantil. ü Realizar a hora do conto nas turmas de séries iniciais.
3. OBJETO
A pesquisa sobre o incentivo a leitura foi produzida em sala de aula, tendo como público alvo, alunos matriculados nas séries iniciais.
II. JUSTIFICATIVA
Sabemos que nossas crianças estão cada dia menos acostumadas a ler. Entretanto o ato de ler proporciona a descoberta ao mundo da leitura, um mundo