A Gestão Organizacional
Introdução
O presente trabalho tem como o intuito esclarecer e apresentar algumas percepções ao longo de leituras, pesquisas esclarecer as funções de um gestor numa organização segundo Henry Fayol.
Os gestores são obrigados a adquirirem formações académicas, competências, habilidades, e entre outras características necessárias para gerir.
Um gestor deve ter um processo de planeamento que é a mesma coisa que um círculo de gestão, ou seja, conjunto de etapas que estão envolvidas dentro de uma organização, serve para “ arrumar as casas”, porque imagina se não houver ordem, a organização certamente irá ter grandes problemas.
A gerência existe simplesmente porque existem actividades que um indivíduo não pode fazer por si só, necessita da cooperação de outros para uma acção colectiva na busca de um objectivo comum. Por isso, torna-se necessário simplificar métodos, para melhor compreender a organização, e consequentemente, agir gerencialmente em tempo hábil. E nada mais simples para “simplificar métodos” do que nos voltar para a análise das funções gerenciais, também denominadas de processo, assim definidas por Henri Fayol tempos atrás.
Na empresa tudo deverá ser rigorosamente planeado e organização.
O que é Gestão?
Processo de se conseguir obter resultados da organização (bens, serviços…) com o esforço dos outros.
Princípios da Administração
Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, identificou 14 princípios que devem ser seguidos para que a gestão seja eficaz. Entre elas:
Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e o poder de se fazer