A gestão escolar
Alunas: Aurilande Abade Souza e
Sandra Rodrigues de Almeida
O presente artigo consiste em um relato de modo cientifico das ações desenvolvidas para a disciplina Estagio II do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, na modalidade Semipresencial. O trabalho foi desenvolvido com uma turma formada com alunos do ensino fundamental e Médio da EEEFM Augusto de Oliveira, localizada no distrito de Braço do Rio, Município de Conceição da Barra ES.
O objetivo do projeto desenvolvido visou à promoção de educação sócio-ambiental, estimulando a vivenciar Arte e Artesanato de forma a compreender suas diferenças e semelhanças e sua contribuição na formação cidadã, além do conhecimento de técnicas artesanais e ainda a integração entre alunos de diferentes séries de ensino.
O trabalho partiu de uma pesquisa in loco, onde foram analisados a estrutura e o comportamento dos sujeitos que compõem o ambiente da escola. Com base nas observâncias foi apontado um tema e elaborado um plano de trabalho constituindo uma oficina artística. Esta ação toma por base a idéia da escola como um espaço de construção social democrática, Dayrell 1996 afirma que “falar da escola como espaço sócio-cultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição”.
Definimos por trabalhar a temática da Educação Sócio-ambiental, chegamos à conclusão que esse tema seria de grande relevância devido à atual realidade vivenciada na região e refletida no cotidiano escolar. THOMPSON, 1984, reflete que “é a experiência vivida que permite apreender a história como fruto da ação dos sujeitos”. Com esse pensamento concluímos que o tema necessita ser abordado com os alunos de uma forma que ele vivencie e tenha seu interesse despertado em abraçar essa causa como uma prática que deve ser valorizada em nossa cultura de forma a ser refletida nas ações do dia a dia enquanto sujeitos construtores de nossa própria história.