A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
Este trabalho tem como objetivo, reconhecer por meio de estudos, a forma como os processos de gestão de pessoas são aplicadas nas organizações, analisando suas vantagens, desvantagens e benefícios gerados. Apresentando uma breve reflexão dos temas propostos, visando maior compreensão dentro dos contextos que os fundamenta.
“Os tempos mudavam no devagar depressa dos tempos.” Guimarães Rosa
2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As organizações são instituições essenciais para atender as necessidades que a sociedade demanda, ou seja, de produtos ou serviços, sendo assim, podemos dizer que para atender essas demandas existem organizações das mais diversas formas, objetivos, estruturas e várias outras características que as tornam diferentes umas das outras.
Segundo Maximiano (2004) diz que uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos) e que, além dos objetivos e recursos, as organizações contêm também com dois outros componentes. São eles: processos de transformação e divisão de trabalho.
O estudo das teorias da administração começa no inicio do século XX, quando surge a administração cientifica desenvolvida nos Estados Unidos por Frederick Winslow Taylor considerado um dos primeiros teóricos da administração cientifica e tinha como objetivo melhorar ou combater as dificuldades encontradas pelas empresas da época como a falta de padronização nos métodos e técnicas de trabalho e a falta de conhecimento das rotinas de trabalho por parte gerencia.
Com finalidade de sanar essas dificuldades, Taylor parte do pressuposto de que organização e a administração devem ser estudados e tratados cientificamente e não empiricamente.
Enquanto Taylor foi considerado pai da administração, Henry Fayol desenvolveu a teoria clássica encarando os problemas organizacionais a partir da ética do nível diretivo, CARAVANTES, PANO, KLOECHNER (2005, p.61). Fayol apresentava seis funções