texto de oratoria
Discriminação
A discriminação em pleno século XXI,constitui uma preocupante realidade ainda realizada e suportada por milhões de pessoas. Nem sempre fácil de ser identificada, pode ser explícita ou disfarçada, pior ainda, pode chegar a passar despercebida, como se fosse normal.
Racismo é uma forma de ver as coisas, um racista acredita que há grupos superiores e inferiores, que os seres humanos não são iguais e tratam-no conforme suas diferenças. Já o preconceito é um julgamento prévio negativo, é julgar uma pessoa pela religião, aparência, cor da pele, origem, orientação sexual e assim por diante. Frases como “todo preto é ladrão”, “todo pobre é vagabundo” são comuns entre os preconceituosos.
Com avanços tecnológicos atuais, nunca foi tão fácil obter conhecimento, porém há muitos que insistem na ignorância de pensar que são melhores por condições físicas, aquisitivas ou mentais.
O ato de racismo ou preconceito que atinge outra pessoa é chamado de discriminação, a qual o lateral do Barcelona foi vítima, ao arremessarem uma banana em sua direção, induzindo este a ser um macaco, por sua cor da pele. O jogador reagiu comendo-a. Sua resposta ganhou repercussão mundial, deu também origem a um tag muito famoso: somos todos macacos, ressaltando nossa igualdade. Dados de IBGE de 2013 afirmam que negros ganham em média pouco mais da metade do salário de brancos. A capacidade de ambos é igual, então porque seu reconhecimento financeiro é tão diferente?
Precisa-se ver mais o interior das pessoas, cabe ao indivíduo conscientizar-se diante de tais situações de discriminação, sendo elas verbais ou físicas. As mudanças começam aos poucos, pare de “julgar o livro pela capa”, afinal seu conteúdo pode ser melhor do que imagina.