sei lá
O Pré-Modernismo não foi propriamente um movimento literário, mas sim uma fase de transição em que surgiu uma literatura progressiva, voltada para o presente, que negava o Brasil literário exaltado pelo Realismo e Parnasianismo e se preocupava com aspectos socioculturais. A fase pré-modernista marca a transição literária entre o simbolismo e o modernismo.
Características:
- Não constitui ‘’Escola Literária’’; Fase de transição e sincretismo; Denuncia da realidade brasileira; Regionalismo; Caráter documental; Linguagem conservadora.
Autores e Obras:
Euclides da Cunha: foi um escritor, enviado pelo o jornal para fazer à cobertura da guerra dos canudos. A partir disso ele começa a pesquisa sobre a área e a sua obra é dividida em três partes ’’ Os Sertões: A terra, o Homem e a Luta’’. Sempre com uma linguagem sofisticada, ele tenta passar para os leitores uma explicação ao fato social.
Lima Barreto: foi um escritor e jornalista brasileiro. Autor de uma obra critica veiculado aos temas sociais, ele foca muito no subúrbio carioca, ele