A Gestão da Qualidade como Diferencial Competitivo no Setor de Suprimentos e Armazenagem
A administração de estoques é um tópico primordial para as empresas, tanto em função do próprio valor dos produtos mantidos em estoque, associação direta com o ciclo operacional da empresa. Da mesma maneira como as contas a receber, os níveis de estoques também dependem em grande parte do nível de vendas, mas com um diferencial: enquanto os valores a receber ocorrem após a realização das vendas, os estoques precisam ser adquiridos antes das realizações das vendas.
A gestão de estoques é um assunto de vital importância e, pois absorve grande parte do orçamento de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será.
A eficiência na sua administração poderá criar um elevado diferencial competitivo com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores. É fundamental que as empresas diminuam, ao mínimo, a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção. Ao longo dos últimos anos temos observado que os níveis de estoque das empresas tem baixado vertiginosamente, muitas delas trabalhando no regime “just in time” (cujo objetivo é o de fornecer exatamente as peças necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário). Isso obriga as empresas a investir em tecnologias e procedimentos que assegurem a correta administração dos