tcc em construção
1.1 Contextualização do tema
Fleury, Wanke e Figueiredo (2000) dizem que o conceito de logística empresarial é recente no Brasil, pois se iniciou na década de 90 em um contexto de mudanças. No atual mercado, a logística é considerada diferencial competitivo por proporcionar qualidade no serviço e aumento na produtividade.
A competitividade no mercado fez com que a logística fosse valorizada, tornando-se elemento de estudo de diversos acadêmicos e foco de investimento de inúmeras organizações.
No ano de 2013, o BNDES estimou que nos próximos quatro anos vão ocorrer um crescimento de 57% no investimento em logística em diversos tipos de transporte. A informação ganha força com a análise do Programa de Investimento em Logística, do Governo Federal, que tenta atrair investidores estrangeiros para concessões rodoviárias, ferroviárias, portos, aeroportos e trens de alta velocidade. O interesse do Governo em atrair investimento para o setor logístico mostra que o país esta buscando maior desenvolvimento na área.
O termo “logística”, segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa Melhoramentos (1994), é a ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas. É necessário atentar para a adaptação do termo para as organizações. Sendo assim, a logística é considerada fator de sucesso ou insucesso nas empresas competitivas.
Dentre esse novo contexto empresarial, com o objetivo de se destacar no mercado competitivo, a logística empresarial surge como ferramenta fundamental de atratividade e sucesso.
1.2 Problema de Pesquisa
Segundo Gil (2010) “a pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos e técnicas de investigação cientifica”.
Para Prodanov e Freitas (2013, p. 43), “a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma