A Geografia Est Em Todo Lugar
Indo para casa depois de mais um dia de aula, tentei apurar minha sensibilidade geográfica e perceber um pouco como e onde o comércio está. Durante a caminhada até o ponto de ônibus, vi que há muitas casas e alguns minibares nas ruas em que passei.
Logo no final da rua, perto do meu destino final de caminhada, a movimentação de transportes e comércio é bem maior. Há um ponto de ônibus, que fica uma esquina de uma rua transversal ao ponto final, e um ponto final de três linhas. A rua do ponto de esquina é bem residencial e com isso aglomeras uma grande quantidade de passageiros.
O ponto final do ônibus, fica em uma rua com pouca passagem de carros, mas com uma movimentação de pedestres bem grande, onde há um restaurante, um bar e algumas lojas pequenas. Vi também que há estacionamentos na rua, que ajudam a aumentar o fluxo de pedestres e consumidores nas ruas.
Em uma rua mais a frente, também há muito comércio e grande circulação de pessoas. Acredito que a disposição do ponto de ônibus não seja um mera coincidência, já que, tendo um ponto de ônibus perto da área comercial venha a trazer mais passageiros para as linhas dos ônibus.
Concluí que o fato dos pontos de ônibus estarem localizados em ruas com grande movimentação de pedestres e ao mesmo tempo com bastantes residências não é uma simples coincidência ou uma coisa feita sem planejamento. Provavelmente, o ponto foi posto ali para facilitar os pedestres que passam ali, e também para lucro da empresa.
Colégio Pedro II – Campi Duque de Caixas
Amanda Mesquita
Turma 1103
Professor Renan Gomes - geografia