Trabalho De Biologia C Ncer De Pele 1
PELE
• O QUE É CÂNCER DE PELE?
O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. O dermatologista está na linha de frente na prevenção,diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema. • TIPOS
Melanoma: O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Portanto, é um câncer com grande letalidade.
Carcinoma basocelular:O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos - mas, felizmente, é o tipo menos agressivo.
Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele. Essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dando origem ao tumor. O carcinoma basocelular apresenta crescimento muito lento, que dificilmente invade outros tecidos e causa metástase. Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas.
Carcinoma espinocelular: O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma. O carcinoma espinocelular se forma a partir das células epiteliais (ou células escamosas) e do tegumento (todas as camadas da pele e mucosa), ocorrendo em todas as etnias e com maior frequência no sexo masculino. Sua evolução é mais agressiva e pode atingir outros órgãos, caso não seja retirado com rapidez.
Outros: Há ainda outros tipos de câncer de pele mais raros que atingem outras células, como:
Tumor de células de Merkel
Linfoma de cutâneo de células T (câncer do sistema linfático que pode atacar a pele)
Carcinoma sebáceo (surge nas glândulas
sebáceas)Carcinoma