A fé de Abraão
Objetivo: reconhecer a importância da fé como prova de respeito, adoração e amor a Deus.
Introdução : Sabemos que Abrão é considerado o pai da fé. Mas que fé extraordinária não e mesmo/. Em Romanos 10.17 , encontramos ; “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Abrão ouvia a voz de Deus, e tinha as Suas palavras como a base de sua vida. Abraão condicionou toda a sua vida nas promessas do SENHOR. A cada palavra do SENHOR sua fé aumentava, e sua confiança crescia em Suas palavras.
Vejamos algumas Palavras que Deus deu a Abrão:
1ª Uma palavra de renuncia: Quantos de nós deixaria tudo o que tem, sairia de sua casa, deixaria seus parentes, e partiria para um lugar desconhecido?! Assim foi com Abrão, A primeira palavra de Deus para com Abraão foi de renuncia. Gênesis 12.1 “Ora, disse o SENHOR a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;” Para Abrão não deve ter sido fácil, deixar o conforto de seu lar, sair para um lugar que não conhecia, incerto para os olhos dos homens. Mas Abraão manteve-se firme, pois estava aprendendo a confiar no SENHOR> E saiu Abrão da terra de Ur, em busca de suas promessas. Sua caminhada foi longa. A cada horizonte ele imaginava onde seria a terra da promessa até que o SENHOR o mostrou. Mas para ganhar a terra da promessa Abraão teve que ter fé, confiar na palavra de Deus. As vezes queremos ter mais fé, porém não sabemos renunciar, prazeres, pecados, direitos. Até onde estamos dispostos a renunciar? Quem estaria disposto a renunciar para ter mais fé?!
A 2ª palavra que o SENHOR deu a Abrão foi sobre o seu caráter. 2º Caráter: Continuando a leitura em Gênesis capitulo 12.2, onde está escrito “Sê tu uma benção”. Enquanto Abraão caminhava em busca da promessa, Deus foi moldando seu caráter. Duas vezes Abrão errou dizendo que sua esposa seria sua irmã, em Gênesis capítulo 12.13-19 , com medo de que lhe tomassem a esposa