A fábrica de lordstown da general motors
A General Motors foi o maior produtor de veículos a motor em todo os Estados Unidos. Ela tinha sido muito bem sucedida graças à descentralização em cada uma das divisões dos carros da empresa, dando-lhes maior independência na gestão das operações de manufatura e marketing. Esta divisão foi revisada para melhorar a qualidade e produtividade, além de reduzir o absentismo, o que levou à GMAD absorver um grande número de plantas de montagem.
Um deles foi a planta de Lordstown, que empregava mais de 11.000 pessoas, a maioria delas por horas. A equipe foi muito jovem e altamente educada em comparação com outras plantas da General Motors. Mais da metade eram casados e quase todos vieram de todo o lugar.
Inicialmente, as operações de fábrica foram conduzidas por Fisher Body and Chevrolet, mas a fusão de ambas as GMAD teve um forte impacto sobre a estrutura e organização da planta. As principais conseqüências foram reduzidos de produção de trabalho, diminuindo as demandas dos trabalhadores. Se lançou uma campanha tanto para melhorar a eficiência da produção, que trouxe mudanças em métodos de trabalho para economizar tempo e pessoal. Outra circunstância da reorganização da planta foi que muitos trabalhadores foram demitidos já que haviam sido colocados em um trabalho com tarefas