Met Fora Da Maquina
COMANDO: AS Organizações
Vistas como Máquinas
Q u a n d o pensamos nas organizações como máquinas, começamos a vêlas como empresas racionais planejadas e estruturadas para atingir determinados fins.
•
A máquina organizacional tem metas e objetivos.
•
Ela é planejada como u m a estrutura racional de tarefas e atividades.
•
Seu desenho torna-se um organograma.
•
As pessoas são contratadas p a r a operar a m á q u i n a e todo m u n d o deve comportar-se de maneira predeterminada.
Esta é a teoria que tem orientado a organização e a administração desde a revolução industrial. Ela trouxe enormes benefícios, a u m e n t a n d o em miDiares de vezes a capacidade de produção. Mas suas deficiências t a m b é m são evidenciadas q u a n d o seres h u m a n o s se rebelam contra serem "mecanizados", criando u m a rigidez que impede as organizações de se a d a p t a r e m e fluírem com a m u d a n ç a .
Muitos d e nós somos a p r i s i o n a d o s e m p a d r õ e s d e p e n s a m e n t o m e canicista. Ao nos tornarmos conscientes de como isto ocorre, podemos aprend e r a tirar proveito de seus pontos fortes e liberar nossa capacidade de organizar de maneiras diferentes.
34
ALGUMAS IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
O sábio chinês Chuang-Tzu, que viveu no século IV a . C , conta a seguinte história:
Durante a viagem de Tzu-gung por regiões ao norte do rio Han, ele viu um velho trabalhando em sua horta. Ele tinha cavado um sulco de irrigação. O homem descia até o poço, pegava uma vasilha de água nos braços e despejava a água no sulco. Embora seu esforço fosse enorme, os resultados pareciam muito insignificantes.
Tzu-gung disse: "Existe uma forma pela qual você pode irrigar uma centena de sulcos por dia, fazendo mais com menos esforço. Você gostaria de ouvir como?" O velho ficou de pé, olhou para ele e disse: "E qual seria ela?"
Tzu-gung respondeu: "Você pega uma alavanca de madeira, pesada atrás e leve na frente. Desse modo, a água pode subir tão