Problema de organização
Nahuel Moreno
16 de Julho de 1984
Primeira Edição: Cadernos de Formação, nº 9, Setembro de 1987
HTML por Carlos Henrique(KK) para Marxists' Internet Archive em 14.01.03
Apresentação
No dia 16 de julho de 1984, o companheiro Nahuel Moreno, a convite da Juventude Socialista, falou-lhes sobre os problemas de organização do partido revolucionário. O texto que apresentamos em seguida é a desgravação corrigida (...) Foi publicado originalmente em Buenos Aires na série Cuadernos de Solidaridad, Cuaderno de Formación nº 1, 1984.
Como nos Organizar na Nova Situação Revolucionária?
Na última reunião do Comitê Nacional (CN) fizemos uma análise da nova situação política revolucionária que se abre em nosso país a partir da grande onda de greves de junho, e votamos uma série de resoluções para adequar a atividade e a organização do partido a essa nova situação.
Existe o perigo de que as resoluções adotadas sejam interpretadas como uma mudança formal da estrutura organizativa do partido e não como o que verdadeiramente deve ser: a adaptação das formas organizativas do partido à nova etapa, revolucionária, de intensa agitação sobre o movimento operário e de massas que nos permita avançar qualitativamente em nossa estruturação orgânica nos centros de trabalho, estudo e moradia. Dizendo de outra maneira, uma nova etapa na qual o objetivo é aproveitar as condições objetivas favoráveis e os avanços que alcançamos no passado recente para construir milhares de equipes, círculos ou grupos do partido nas empresas, faculdades, colégios e bairros operários e populares.
Para evitar tanto quanto possível que esta verdadeira revolução da atividade partidária seja interpretada como uma "revolução" administrativa ou burocrática das nossas atuais estruturas organizativas, cremos ser necessário dar às resoluções do último CN um marco teórico e político. Tal é o objetivo deste documento.
I - Teoria e História da Organização Operária-Revolucionária