A função social da educação
RESUMO
Este estudo tem como ponto de partida a educação em relação aos valores éticos que compreendem o processo educacional. Procura identificar quais valores a escola deve transmitir para seus alunos, para que possam enfrentar a realidade extra-escolar. Esse estudo baseia-se em entrevistas feitas á professoras de escolas públicas e particulares, demonstrando um comparativo entre as duas realidades. A escola deve sugerir caminhos para que os alunos construam sua identidade em meio á crise de valores éticos que a sociedade globalizada vem sofrendo.
Palavras-chave: Educação. Professor. Ética.
1 INTRODUÇÃO
A educação exige do profissional docente uma nova postura ante as desigualdades sociais e uma constante reestruturação de suas capacidades pessoais, profissionais, globalização e a competitividade. Entre outros fatores, nos faz sentir a necessidade de criarmos mecanismos que contribuam para a construção de uma sociedade mais humana nos modos de educar.
Segundo a Enciclopédia do Estudante: “Educação. Processo pelo qual se procura facilitar e acelerar o crescimento físico, intelectual e social de alguém”.
Atualmente a escola tem o papel de tornar a humanidade menos desumana. A escola deve aproximar a comunidade do convívio escolar, despertar o interesse dos pais pelo futuro de seus filhos, oferecer a oportunidade de acesso à cultura, à informação, à tecnologia, oportunizar a reflexão de questões relativas ao respeito ao próximo, suas culturas, etnias e orientação sexual, ao desenvolvimento sustentável, à preservação do meio ambiente, entre outros.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, deve formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, consciente de seus deveres e direitos, capazes de compreender a realidade em que vivem e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
2 ENTREVISTA
Ética é o