Função social da educação
O presente texto tem por objetivo discorrer sobre a função social da educação na escola, já que esta é considerada a base de todo o ser humano desde a educação infantil. Neste sentido a função social da educação tem seu papel como instrumento viabilizador para a superação do senso comum e efetivação do conhecimento científico por meio da integração aluno-escola-sociedade.
Contudo o sistema utilizado pela maioria dos educadores gera uma educação mecanizada, quando na verdade deveria gerar desenvolvimento emancipatório; métodos deveriam ser pensados a partir de meios de atuação mais particular, pois, cada indivíduo possui seu próprio desenvolvimento.
O papel do educador deve propiciar aos seus alunos uma educação transformadora, a qual leve ao desenvolvimento da autonomia, criticidade e saberes necessários para que se tornem efetivamente seres humanos capazes de intervir nas relações sociais.
A escola deve ser pensada como o espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Suze Scalcon diz que:
Em conseqüência disso, o papel da escola vai ser o de-convertendo o saber objetivo em saber escolar-socializar o saber acumulado histórica e cientificamente pela humanidade, do que decorre a estruturação do currículo da escola elementar baseada nos conhecimentos das ciências naturais e sociais. Assim, a transmissão e a assimilação do saber sistematizado serão objetivos da escola em sua função especificamente educativa ligada á questão do conhecimento (2002, p.101).
Sendo assim podemos dizer que a educação não alienada deve ter como finalidade a formação do homem para que este possa realizar as transformações sociais necessárias à sua humanização, buscando romper com o os sistemas que impedem seu livre desenvolvimento. Para Duarte (2003) assim