Função social da educação
Daiane Bitencourt Torres
Profª. Rose Cléia Farias Vígolo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED. 8531)
06/02/2010
RESUMO
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
Palavras-chave: Educação; Sociedade; Adequação.
1 INTRODUÇÃO
Em todas as épocas da humanidade o homem se debruçou na busca do conhecimento, na ânsia de entender o funcionamento da natureza, de conhecer a realidade dos fatos corriqueiros e atrair cultura.
Em mundos diversos a educação existe diferente; em pequenas sociedades tribais de povos, agricultores ou pastores, em sociedades camponesas, em países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classes, de classes; tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formação ou com ele consolidando entre e sobre as pessoas.
A educação participa do processo de produção de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades.
2 EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
A educação existe onde não há a escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de transferências de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Werner Jaeger explica "A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a