a formula de um hidrato
ENGENHARIA AMBIENTAL
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA M14
A FÓRMULA DE UM HIDRATO
MEDIANEIRA – PR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 OBJETIVOS 4
2 METODOLOGIA 5
2.1 MATERIAIS 5
2.2 REAGENTES 5
2.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4 RESULTADOS 7
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Um sal hidratado ou hidrato é aquele que apresenta em sua constituição moléculas de água; Iremos demonstrar através de cálculos a quantidade de água presente em uma determinada quantidade de hidrato, para isso foram feitas as devidas aferições das massas dos compostos em laboratório. Os cálculos serão apresentados nos Resultados, juntamente com a fórmula empírica do Hidrato, nesse caso o sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O).
1 OBJETIVOS
Obter a massa dos seguintes itens: cadinho; cristais de hidrato; sal anidro;
Calcular o número de mols de moléculas de água na amostra de sal hidratado e o numero de mols de moléculas presente em um mol do hidrato;
Determinar a fórmula empírica de um sal hidratado (hidrato).
2 METODOLOGIA
2.1 MATERIAIS
1 cadinho
1 bico de Bunsen
1 anel de ferro
1 suporte universal
1 pinça metálica
1 tela de amianto
1 balança semi-analítica
1 vidro de relógio
2.2 REAGENTES
1 Hidrato (CuSO4.nH2O)
2.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi colocado um cadinho limpo e seco sobre um anel de ferro fixado em um suporte universal, aqueceu-se o cadinho com o auxílio do bico de Bunsen por três minutos. Com uma pinça metálica o cadinho foi retirado do anel de ferro e depositado sobre a tela de amianto até esfriar. Depois de frio, foi efetuada a pesagem do cadinho em uma balança semi-analítica, após a massa ser determinada e anotada, cerca de 3g de CuSO4.nH2O foram adicionas ao cadinho e aferiu-se novamente as massas.