A Formação das Favelas
No entanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a favela não nasce “do nada”, ou “da preguiça” que as pessoas possuem em procurar trabalho, ou “da ignorância” delas em habitar zonas irregulares de moradia, como os morros. É preciso deixar de lado essa onda de preconceitos e desinformações para que se possa realmente compreender a questão.
A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.
Com o desemprego em alta, a população de baixa renda procura lugar barato para abrigar sua família e com isso e frmação das favelas aumentam onde o aluguel pago pelo morador é mais barato em relação a outros lugares.
A grande concentração de casas amontoadas nas favelas, trás o perigo dos deslizes de terras causados pelas fortes chuvas, a falta de saneamento, a superlotação nas escolas, a situação precária na saúde. Isso tudo resulta na favelização.
A composição das favelas difere de acordo com as regiões. Em razão do quadro de pobreza inserido nesses espaços urbanos, as favelas entram na rota do crime, como tráfico de drogas e gangues, entre outras modalidades ilegais.
Por ocupar áreas impróprias e pela fragilidade dos barracos, esses são frequentemente atingidos por deslizamentos de terra, terremotos, tempestades, incêndios, enchentes, entre outros.