A formação da identidade do Brasil na Proclamação da República - trabalho de apresentação
Profª. Drª. Fabiana Lopes da Cunha
Proclamação da República
André Luiz Vieira Martins
Giovanna Carolina
Rafael Martins Sanches
Vinícius Salles Filipin
Obras Utilizadas
Livro: A Formação das Almas
Autor: José Murilo de Carvalho
Ano: 1990
Companhia das Letras
Livro: Os Bestializados
Autor: José Murilo de Carvalho
Ano: 1987
Companhia das Letras
Considerações Iniciais
A liberdade de participar coletivamente do governo, da soberania, era a liberdade de decidir na praça pública os negócios da república: a liberdade do homem público.
Liberdade defendida por Mably e Rousseau.
...esta era a tarefa que os republicanos tinham de enfrentar, sendo que foi enfrentada de maneira muito diversificada , pois cada grupo republicano tinha uma visão e uma solução desejada.
As Proclamações da República
O fato de ter sido a proclamação um fenômeno militar, em boa parte desvinculado do movimento republicano civil, significa que seu estudo não pode por si só, explicar a natureza do novo regime. O advento da República não pode ser reduzido à questão militar e a insurreição das unidades militares aquarteladas em São Cristóvão.
Capital da província de Sergipe até meados do século XIX, São Cristóvão guarda, da fase colonial, alguns edifícios históricos e tradições, como as romarias e as festas religiosas. A festa de Nosso Senhor dos Passos, por exemplo, atrai fiéis de vários estados do Brasil.
Embora as raízes da República devam ser buscadas mais longe e mais fundo, o ato de sua instauração possui valor simbólico inegável. Não foi por outra razão que tanto se lutou por sua definição histórica.
Existia uma disputa de poder e visões distintas sobre a natureza da República.
A Republica Militar
Para esse grupo, a proclamação foi ato estritamente militar, corporativo, executado sob a liderança insubstituível de Deodoro. Esse grupo não tinha visão elaborada de República, buscava apenas