Cidadania no Brasil
RESENHA CRÍTICA
(Cidadania do Brasil: o longo Caminho)
BRASÍLIA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
Nome: Ayana Beatriz Matos Borges 13111150073
Margarete Gonçalves da silva 13111150034
Curso: Serviço Social
Disciplina: Formação Política
Data: 23/04/2013
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Carvalho, José Murilo. A cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de janeiro. Editora: CIVILIZAÇÃO BRASIL. Ano de Edição: 2002. Nº de Páginas: 236.
2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
Carvalho, José Murilo é um dos mais importantes historiadores brasileiros, nascido em 8 de setembro de 1939 na cidade de Piedade no Rio Grande. Formado em sociologia e política pela universidade federal de minas gerais, nos estados unidos fez mestrado e doutorado em ciências política na universidade de Stanford na Califórnia. Em suas obras mostram-se sempre perto das questões de nação, cidadania, justiça e liberdade. Suas obras de destaques são A Formação das Almas (1990) na qual aborda o impacto da republica na formação imaginário popular e A Cidadania no Brasil (2001) onde traça um longo percurso de construção da cidadania no país. Sua primeira obra lhe proporcionou os prêmios Jabuti e Banorte da Cultura Brasileira em 1991. Já sua segunda obra recebeu o premio Casa de las Américas. Foi um dos únicos brasileiros a fazer parte da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências ao mesmo tempo, foi um grande pesquisador.
3 SÍNTESE DA OBRA
Na introdução deste livro o esforço da construção da democracia no Brasil ganhou força após o fim da ditadura militar. Uma das marcas desse esforço é a voga que assumiu a cidadania no país. Com o poder de eleger prefeitos, presidentes e governadores seriam garantia