Nostalgia imperial
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – PROESP
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU HISTÓRIA SOCIAL DO BRASIL
Grupo: Celina Rosa dos Santos, Maria da Penha Mello Guimarães, Paulo Antônio Brandão Patrocínio e João Carlos
Trabalho apresentado à disciplina “Segundo Reinado” da Conquista Ibérica ministrada pelo professor Dr. Antônio Carlos Amador Gil no curso de Pós Graduação em História Social do Departamento de História UFES como requisito de aprovação.
Vitória outubro de 2001.
Nostalgia Imperial
A formação da Identidade Nacional no Brasil do Segundo Reinado
Introdução
1- Apresentação
O presente trabalho procura apresentar e discutir o texto de Ricardo Salles – Nostalgia Imperial: A formação da Identidade Nacional no Brasil do Segundo Reinado, aonde o autor faz uma análise acerca da perpetuação dos valores e tradições construídos no imaginário brasileiro, durante o período da Monarquia, não tendo sido sobreposto por nenhum outro projeto político-social, subseqüente, devido ao seu alcance enquanto projeto de grandeza e integração nacional, centrado na figura de um personagem poderoso, generoso, justo e bondoso, gerado e criado no seio desta sociedade. Estes fatores se constituem em símbolos nos quais Nação e Imperador se confundem.
2- Introdução
Entender os significados e os sentidos do sentimento denominado “Nostalgia Imperial” e como a sociedade brasileira formou e desenvolveu seu conceito de nação, através de uma organização social, política, econômica e cultural são alguns dos objetivos do trabalho de Salles.
A Nostalgia inspirada a partir de um desejo de uma “consciência letrada” que traz consigo elementos presentes no passado, nas tradições e nas instituições, criando, principalmente no Segundo Reinado (1840/1889), a