A FONTE DA VIDA-MINISTRAÇÃO
PR. CARLOS NOBRE – SNT –BB-I ( 11.08.2013)
TEXTO BASE: PROVÉRBIOS 4:23 (Ref.: MARCOS 7:20-23 )
INTRODUÇÃO: O povo atualmente, geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro; “dele procedem as saídas da vida” (4.23; cf. Lc 6.45). Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição (ou força de vontade). (ver Mc 7.20-23).
Prov.4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração
Explicando: É do coração que procede as FONTES DA VIDA = VITALIDADE ESPIRITUAL (força, motivação ) Pense bem, guardar de quem ?
É por que, você deve guardar de alguém ?
Por que há alguém que se conhecer as saídas da sua vida, e tiver acesso a ela poderá manipulá-las a seu vil favor.
Este inimigo, poderá até mesmo bloqueá-la impedindo assim Que você se expresse
Podem ocorrer frustrações na vida de alguém por que deixou de cuidar, vigiar ou de proteger a principal fonte da vida (o coração)
A NATUREZA DO CORAÇÃO DISTANTE DE DEUS !
Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, sua decisão afetou horrivelmente o coração humano, que ficou repleto de maldade
Ponto chave:
O que diz o profeta Jeremias a este respeito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). CONFIRMAÇÃO DESTA PASSAGEM POR JESUS:
Jesus confirmou a descrição de Jeremias, quando disse que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei cerimonial, mas, sim, a obediência às inclinações malignas alojadas no coração tais como “os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7.21,22).
As leis de Israel eram divididas em 3