A finalidade da psicologia hospitalar
As principais estratégias e técnicas da psicologia hospitalar
Nesse momento, junto a toda equipe multidisciplinar, surge a figura do psicólogo que tem esse intuito de escutar e acolher o sofrimento do indivíduo frente as suas principais dificuldades no que tange a essa fase. Enquanto a medicina visa curar a patologia, a psicologia hospitalar buscar ressignificar a posição do sujeito frente à doença.
Psicologia Hospitalar O trabalho da psicologia hospitalar é de possibilitar voz a esse sujeito, fazer surgir a palavra. O instrumento de trabalho desse profissional é a escuta e a palavra, a partir desse enfoque o psicólogo visa minimizar o sofrimento psíquico do paciente em adoecimento.
As atividades do psicólogo no hospital situam-se em atendimentos psicoterapêuticos, psicoterapia de grupo, profilaxia e psicoeducação, atendimentos em ambulatórios, enfermarias e UTI, avaliação diagnóstica, psicodiagnóstico, consultoria e interconsulta e atuação em equipe
O psicólogo deve estar cônscio de seu papel na instituição hospitalar, visto que sua atuação não abrange somente a hospitalização em si, no que tange a patologia, mas, sobretudo, as seqüelas e conseqüências emocionais decorrentes do adoecimento. Nessa perspectiva o psicólogo deve atuar de modo preventivo, evitando o agravamento do problema.
À guisa de conclusão, a psicologia hospitalar é uma área que se propõe a trabalhar com o sofrimento da pessoa em face a sua hospitalização, não objetiva curar a patologia em si, mas