Estudante
RESUMO:
Muito antes de existir o termo hospital com a finalidade que conhecemos hoje, havia lugares para “isolar” os doentes que acreditam ser impuros ou até mesmo “castigados por Deus”, existiam [centros para reabastecer tropas do exercito, tendas no caminho para descansar e reabilitar a tripulação para possibilitar novos combates, com o passar do tempo e com a evolução da sociedade essas os doentes se tornaram públicos, passaram a estar nos templos e toda a comunidade devia auxiliá-los, nesses templos ou sinagogas que os ”médicos/ sábios” de uma maneira empírica adquiriam conhecimentos para ajudar seu povo. Anos depois de Cristo surgem os primeiros hospitais filiados ao Cristianismo com o lema “Amar o próximo com a si mesmo”, nesse período o ser humano envolvido com o momento histórico “deixa de lado” seu egoísmo, assim inicia a era dos hospitais com atividades básicas para restaurar a saúde, posteriormente às unidades de saúde começam a fazer parte desse cenário de “cuidado da população”, tratando à preventivamente.
A psicologia hospitalar tem o foco no atendimento ao paciente, fornecendo subsídios o mesmo para enfrentar ou percorrer ao tratamento que lhe é imposto, esse profissional atua não só com o paciente, mas também com todos que de uma maneira geral o acompanham (médicos, enfermeiros, família, comunidade hospitalar), assim trabalha com o paciente sua relação com a situação que está inserido.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR
A Psicologia Hospitalar é mais uma das áreas de atuação da psicologia. Ela atua em instituições de saúde, o profissional atende não só aos pacientes, como também a família do mesmo, a comunidade no qual o psicólogo atua, membros da equipe multidisciplinar e administrativa, mas tudo visando o bem estar físico/emocional do paciente.
Oferece e desenvolve atendimento e diferentes atividades em diferentes níveis de tratamento, mas tendo como foco principal o acompanhamento e avaliação dos processos psíquicos do