A filosofia
A preocupação de Lipman é que desenvolvamos uma forma de pensar critica, longe do achismo e da superficialidade. Ele nos indica a Filosofia, ou melhor, o filosofar “Pensar sobre o pensar”, investiga como pensamos e se há formas melhores de pensar, buscando explicar a realidade.
Lipman queria que todas as pessoas fossem capazes de autocorrigir seu pensamento, e ofereceu a proposta “Programa Filosofia para Crianças” que tem o objetivo de incentivar a criança e o adolescente a investigar de maneira que possa dialogar os temas filosóficos. Com esse programa ele teve dois problemas, o primeiro seria como atrair crianças e jovens através dos temas da filosofia e a segunda como trabalhar esses temas que levassem as crianças e os jovens a desenvolvimento um “pensar melhor”. Para o primeiro criou historias com uma linguagem acessível contendo perguntas com temas filosóficos que através do dialogo surgiria às primeiras respostas. Já o segundo sugeriu um método chamado de Comunidade de investigação filosófica, permitindo desenvolver o pensar bem, se bem desenvolvido.
“O fortalecimento do pensar na criança deveria ser a principal atividade das escolas e não somente uma conseqüência casual (...)” (Lipman, 1995,p11).
Significa que não se deve achar que apenas os conteúdos das varias disciplinas vão desenvolver e fortalecer os pensamentos dos alunos. O educador deve estar atento a esse processo do pensar e estimular essa pratica, saber perceber as habilidades necessárias para cada situação e assim ser capaz de oferecer um desenvolvimento educacional para desenvolver a pratica do Pensar Bem.