A filosofia e o seu objeto
O objeto da filosofia é o fato do conhecimento considerado em toda sua amplitude. O que representaria esquematicamente á linha de desenvolvimento teórico do que haveria de ser a filosofia.
A qualificação da filosofia.
A filosofia é tida como uma complementação da ciência e da elaboração cognitiva em geral. A ciência social é um conhecimento empírico e solidário da observação e experimentação. Já a ciência física e seus sistemas conceptuais que cobrem e compreendem representando-os em diversificados aspectos da realidade universal. Isso nos mostra que a filosofia não é e não pode ser simplesmente o prolongamento científico.
A ciência e o conhecimento em geral.
A filosofia é tida como uma complementação da ciência e da elaboração cognitiva em geral. É necessário que com ela se desenvolva outro teor que dê resposta como a ciência e o conhecimento em geral.
A filosofia é o conhecimento ao conhecimento para o conhecimento.
Todo e qualquer conhecimento é de uma única natureza, não havendo limites pré determinados para definir a complexidade do conhecimento já que, o conhecimento científico de hoje será o conhecimento vulgar de amanha. Há ainda na obra o conhecimento do próprio conhecimento, que nada mais é do que o conhecimento do se fazer objeto do conhecer.
A filosofia e o conhecimento cientifico.
Se o objeto da filosofia é identificar o mesmo que o das ciências, e a própria ciência, daria conta da tarefa. A elaboração do conhecimento não segue caminhos diversos, um seria ordinário da ciência, outro a elaboração cientifica que se realiza através de métodos. A ciência cabe como objeto, a realidade, é conhecimento. Os tratados usuais da lógica elementar. Trata-sede técnicas de investigação e exame dos fatos.
A confusão subjetiva e objetiva.
O conhecimento tem duas esferas: o direto e imediato das ocorrências da realidade que trata de conhecer, é a esfera objetiva, o que se ocupa com o conhecimento em si, o processo de