A filosofia e os avanços tecnológicos
A Filosofia e os Avanços Tecnológicos.
Apresentado em Junho de 2010 na Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus-AM por Antonio Ferreira Junior.
INTRODUÇÃO
A presente monografia consiste na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo projeto intitulado Implicações Metafísicas do Desenvolvimento Tecnológico e a Sobrevivência da Espécie humana é parte do interesse em estudar a abordagem da relação desenvolvimento tecnológico-científico e as suas implicações no âmbito da discussão filosófico-metafísica.
Discutiremos tais questões em três capítulos, quais sejam: A Origem da Metafísica definição por Aristóteles e por Heidegger; O Contexto da vida – As relações humanas com Deus, com a natureza e com os outros; A Metafísica e a Ciência e as Implicações Filosófico-metafísicas do Cientificismo a serviço do capitalismo/consumismo.
No primeiro capítulo, denominado A Origem da Metafísica, faremos uma breve explanação acerca da origem da Metafísica, abordando a definição dada por Aristóteles e por Heidegger, no intuito de entendermos a correlação de sentido e fundamentos entre os autores. Para compor este primeiro capítulo pesquisaremos principalmente as obras: A Metafísica de Aristóteles e Os Conceitos Fundamentais da Metafísica (Mundo, Finitude e Solidão) de Martin Heidegger.
O segundo capítulo que consiste em O Contexto da vida que visa tratar da descrição e da conceituação da relação necessidades essências da existência e qualidade de vida. Neste capítulo analisaremos, principalmente, a teórica, Rose Marie Muraro. Em seu livro Os Avanços Tecnológicos e o Futuro da Humanidade, onde salienta a presunção humana de querer ser ou substituir Deus.
No Terceiro capítulo veremos como Metafísica e Ciência devem estar em relação harmoniosa e simbiótica para a garantia do futuro sustentável do planeta e sobrevivência da