Evolução do pensamento humano
Bacharelado em Direito – Bloco I
Metodologia da Pesquisa Jurídica
Metodologia da pesquisa como resposta para os questionamentos humanos
Ruan da Silva Cardoso
Piripiri-PI, 20 de Março de 2013.
Evolução do pensamento humano
Desde o início do seu desenvolvimento, o homem já procurava entender e explicar os fenômenos ao seu redor. Devido à falta de ferramentas o homem contava apenas com seus sentidos e imaginação para conseguir as explicações desejadas. Vem então o pensamento mítico, que consiste em explicar os fatos ao redor do homem por meio de mitos, histórias contadas com personagens sobrenaturais, humanos ou animais com características mescladas ou exageradas, de forma que essas histórias acabam por justificar muitas das situações que até então não tinham explicação para o homem.
Com o passar do tempo e evolução do homem, crenças pessoais ou locais, espiritualidade e alguns mitos aglomerados geraram o pensamento religioso, onde Deuses, heróis, Titãs e outros seres sobrenaturais, seriam responsáveis por fatos como: boa produção, má produção, chuvas, raios, terremotos e outros tipos de fenômenos, que a olho nu não podem ser explicados de forma racional pelo homem.
Por volta do Século V a.c o homem não mais satisfeito com as respostas prontas e incontestáveis das formas e pensamento anteriores, busca de forma mais profunda e racional essas explicações, surge então o pensamento filosófico que rompe as fronteiras dos mitos e mergulha no pensamento a fim de conseguir da forma mais racional possível desvendar seus mistérios e os mistérios a sua volta. Sócrates foi um dos primeiros a se preocupar com o pensamento, dizia ele que a educação era essencial na formação de cidadãos e melhora de sua participação nas artes, política e filosofia.
A filosofia era revolucionária por seus pensadores acreditarem e pregarem que fenômenos naturais não era necessariamente manifestação de ira dos Deuses e que ofertas e