A FILOSOFIA NA HISTÓRIA
OS PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOSOFIA Pelo fato de estar na história e ter uma história, a filosofia costuma ser apresentada em grandes períodos que acompanham, às vezes de maneira mais próxima, as vezes de maneira mais distante, os períodos em que os historiadores dividem a história da sociedade ocidental.
Filosofia antiga (do século VI a.C ao século VI d.C.) Compreende os quatro grandes períodos da filosofia greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico.
Filosofia patrística (do século I ao século VII) Inicia-se com as Epístolas de São João e termina no século VIII, quando teve início a filosofia medieval. A filosofia desse período é conhecida com o nome de patrística, pois foi obra não só de dois apóstolos (Paulo e João), mas também dos chamados Padres da Igreja, isto é, dos primeiros dirigentes espirituais e políticos do cristianismo, após a morte dos apóstolos. A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e João) e pelos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião-o cristianismo-com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer os pagãos da nova verdade e