A Felicidade das Borboletas
PEDAGOGIA
LUCIANA DE PAULA ORÁCIO
A FELICIDADE DAS BORBOLETAS
CARIACICA
MAIO/2014
Relatório: Prática Pedagógica "A felicidade das borboletas"
Como é importante fazer com que as pessoas que possuem algum tipo de limitação, neste caso a visão, se sinta tão importante quanto as pessoas que não as possui e desse jeito fazê-la entender que elas também fazem parte desse processo único que é o ensino-aprendizagem.
[...] Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. (Necessidades educativas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010,p192).
Na história, Marcela é uma menina cega, porém em nenhum momento ela se sente diferente das outras crianças que convivem com ela, pois o fato de ser deficiente visual é um simples detalhe. [...] Toda criança pra se desenvolver e auto se afirmar necessita de uma convivência familiar saudável; respeito á sua autonomia cultural e uma escola. (Necessidades educativas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p186).
Com a leitura do livro "A felicidade das borboletas da autora Patrícia Engel Secco e realizar as atividades pode-se entender como é necessário a orientação e o entendimento perante as situações que acontecem no dia a dia.
As necessidades são muitas, não só visual; deficiência física, quanto à cultural, e emocional e até mesmo pedagógica.
Sempre tem pessoas que se encaixe num desses perfis.
É possível perceber como a vida de sua personagem Marcela é alegre, a maneira como ela é e se sente acolhida por todos que a cercam, e amada também, como ela sente o mundo e como ela é bem resolvida apesar de ser cega. [...] cultivar o respeito pela natureza da criança e suas necessidades. (Necessidades educativas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p194).
"Temos o direito a ser iguais, quando a igualdade nos inferioriza; e temos o direito a ser diferente quando a igualdade nos