Redes Atm/MPLS
Nos últimos anos a Internet teve um aumento no número de usuários e na demanda por maior largura de banda. Tradicionalmente os serviços de Internet oferecem para cada usuário serviços do tipo “melhor esforço”, sem levar em conta suas necessidades. Como cada usuário recebe o mesmo nível de serviço, o congestionamento na rede muitas vezes resulta em séria degradação para aplicações que precisam uma quantidade mínima de largura de banda para funcionarem corretamente.
Muitos dos núcleos da rede Internet usam tecnologia ATM devido à grande largura de banda suportada por esta tecnologia. O Internet Engineering Task Force (IETF) definiu um modelo de IP sobre ATM semelhante à emulação de LANs. Enquanto o MPLS surge como uma tecnologia capaz de oferecer as potencialidades da engenharia de tráfego às redes baseadas em pacotes, fornece recursos para garantia de QoS sobre IP e permite a criação de VPN’s.
Neste trabalho tem como objetivo oferecer uma obra cujo conteúdo, enfoque conhecimento e abrangência de uma forma objetiva; no que se refere aos protocolos ATM e MPLS.
2. PROTOCOLO DE ENLACE ATM
O ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia escalonável, de múltiplos serviços, alta velocidade, com taxas de transmissão de dados variando de velocidades sub-T1 (menos de 1,544 Mbps) até 10 Gbps., capaz de fornecer serviços com diversas características de transferência. Pode oferecer serviços com taxas de bits variáveis ou constantes, serviços isócronos (voz e vídeo) ou assíncronos (dados) e fornecer suporte a serviços orientados a conexão ou sem conexão. A estrutura para comutação ATM é independente da taxa de dados e fornece suporte à comutação da rede pública e à LAN a taxas altíssimas.
O ATM é um protocolo de comunicação de alta velocidade, criado para o tráfego de dados e aplicações multimídia. A informação é organizada em células de tamanho fixo que são enviadas em seqüência e se