BIOLOGIA
O resfriado é uma infecção das vias aéreas superiores, essa acomete o nariz e a garganta, manifesta-se com coriza, mal-estar, comumente não há febre, ou febre pouco intensa.
O resfriado pode permanecer alguns dias ou semanas. Numerosos vírus podem ocasionar o resfriado, sendo os tipos mais comuns, os rinovírus, os coronavírus, parainfluenza. O vírus destrói o revestimento interno das vias respiratórias.
O resfriado pode ser transmitido de pessoa a pessoa, através das gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar.
Os sintomas são: coriza, obstrução nasal, diminuição do olfato e do paladar, espirros, tosse, garganta inflamada, rouquidão, dor de cabeça e dor no corpo.
Como não existe antibiótico efetivo contra os vírus, o tratamento propõe atenuar os sintomas, oferecendo condições para a recuperação, como tomar muito líquido, fazer gargarejos com água morna, repouso, usar agasalhos. Podem ser utilizados analgésicos, antitérmicos e spray nasal.
HERPES
Herpes genital, considerado o herpes tipo II, é uma infecção que causa lesões em forma de pequenas bolhas (vesículas) de tom avermelhado e localizadas na região genital, nádegas e ânus. Essas vesículas, em aproximadamente cinco dias, formam feridas que se cicatrizam espontaneamente em mais ou menos uma semana, desaparecendo em até 20 dias - caso o paciente não esteja com seu sistema imunitário comprometido, tal como portadores do vírus HIV.
O herpes genital, causado pelo vírus do herpes simples (VHS), é considerado uma doença sexualmente transmissível e suas crises são desencadeadas por motivos relacionados à baixa imunidade. Uma vez no organismo, dificilmente o vírus será eliminado, pois se aloja em locais onde o sistema imunológico não tem acesso, se replicando com o auxílio das células do hospedeiro.
O período de incubação dura até 26 dias após o contato sexual com um indivíduo portador. Este tem capacidade de transmitir a doença mesmo se suas feridas já estiverem cicatrizadas ou