A FAMÍLIA NA ESCOLA
Mestrado: Ciências da Educação e Multidisciplinaridade
Professor:
Mestrando:
A FAMÍLIA NA ESCOLA
Surubim, agosto de 2013.
A FAMÍLIA NA ESCOLA
O tema família e escola tem sido alvo de muitos pesquisadores, que tem buscado compreender melhor a relação existente entre estas duas instituições como também sua relevância para a educação e o desenvolvimento humano.
Com base nas abordagens apresentadas no artigo EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, das autoras ANA COSTA PALOMIA e MARIA AUXILIADORA DESSEM:
A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsores ou inibidores do seu crescimento físico, intelectual e social. A escola constitui -se um contexto no qual as crianças investem seu tempo, envolvem-se em atividades diferenciadas ligadas às tarefas formais (pesquisa, leitura dirigida, por ex.) e aos espaços informais de aprendizagem (hora do recreio, excursões, atividades de lazer). Neste ambiente, o atendimento às necessidades cognitivas, psicológicas, sociais e culturais da criança é realizado de uma maneira mais estruturada e pedagógica que no ambiente de casa.
Ambas as instituições devem estar em harmonia/sincronismo, desenvolvendo suas atividades de maneira cúmplice, buscando um elo entre as diferentes formas de educação para a formação do cidadão. A família deve agir com impulsionadora da produtividade escolar do aluno. A escola, o saber culturalmente organizado em suas áreas distintas do conhecimento. Para as autoras MARIA AUXILIADORA DESSEM e ANA DA COSTA POLONIA, no artigo A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO a escola e a família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas, levando-se em consideração o compartilhamento das funções sociais, políticas e educacionais por elas desenvolvidas.
Ambas são