A família em desordem - resenha
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO)
A Família em desordem
2011
Elisabeth Roudunesco
Nathallia Terleski Sagaria
Vinícius D’avilla
A família em desordem
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina Teoria da Comunicação II, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Lucio de Campos.
Universidade Candido Mendes
Niterói
SUMÁRIO
PREFÁCIO/7
CAPÍTULO I – DEUS PAI/13
CAPÍTULO II – A IRRUPÇÃO DO FEMININO/35
CAPÍTULO III – QUEM MATOU O PAI/47
CAPÍTULO IV – O FILHO CULPADO/67
CAPÍTULO V – O PATRIARCA MUTILADO/87
CAPÍTULO VI – AS MULHERES TÊM UM SEXO/115
CAPÍTULO VII – O PODER DAS MÃES/147
CAPÍTULO VIII – A FAMÍLIA DO FUTURO/181
Prefácio
O livro a família desordem foi escrito pela historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco. É apresentado no prefácio os conceitos sobre família que serão abordados nos capítulos.Ela retrata modificações feitas ao longo dos anos na maneira que a família é vista na sociedade. Para ajudá-la, a autora cita diversas publicações de grandes filósofos da história. Esse livro é apenas um dos diversos livros da autora publicados por esta editora.
Capítulo 1 - Deus pai
No primeiro capítulo Elisabeth começa citando: “Como assinalava Claude Levi-Strauss em 1956, "a vida familiar apresenta-se em praticamente todas as sociedades humanas, mesmo naquelas cujos hábitos sexuais e educativos são muito distantes dos nossos. Depois de terem afirmado, durante aproximadamente cinqüenta anos, que a família, tal coma a conhecem as sociedades modernas, não podia ser senão um desenvolvimento recente, resultado de longa e lenta evolução, os antropólogos inclinam-se agora para a convicção oposta, isto e, que a família, ao repousar sobre a união mais ou menos duradoura e socialmente aprovada de um homem, de uma mulher e de seus filhos, e um fenômeno universal, presente em todos os tipos de sociedades. ”” É em função da