Bolsa Familia
Resenha apresentada como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em Sociologia do Colégio Monte Castelo.
Orientador: Jeremias
São Paulo
2014
BOLSA FAMILA
VASQUES, Lucas. A pobreza na alça de mira. Sociologia, São Paulo. V.1.n.82.p.12-19, fev.2014.
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda com condicionalidades criadas pelo Governo Lula em 2003, para integrar e unificar à Fome Zero os antigos programas implantados no Governo FHC: o "Bolsa Escola", o "Auxílio Gás" e o "Cartão Alimentação". O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência de recursos
É um programa do Governo Federal que beneficia a população mais vulnerável de estados e municípios com objetivo de transformar a sociedade e contribuir para a conquista da cidadania. Visa superar a fome e a pobreza da população de todas as localidades do país e é executado e mantido pela CAIXA.
Definida como Agente Operador da Bolsa Família, de acordo com a Lei nº 10.836, de 09 de janeiro de 2004, a CAIXA, segundo o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004, é responsável pelo fornecimento da infraestrutura, organização e manutenção do Cadastro Único e pelo seu sistema de processamento de dados.
Tem como função principal tirar grande parte da população da miséria, e em longo prazo, todos. Mas a sua função nas ''entres linhas'', foi um voto de cabresto moderno, onde uma força maior levou seus ''escravos'' para votar ''a força bruta''.
Projetada ''nas coxas'', foi infraestrutura e fiscalização, ficaram como o estado do Brasil naquela época, uma festa. Até hoje famílias com renda acima de 2.000 reais, recebem o auxilio, outras com membros fantasmas e aquelas que recebem de dois a três auxílios, burlando as leis de monogamia e natalidade, o que mostra não só uma desordem no PBF, mas também no geral da constituição.
Segundo pesquisa realizada em outubro de 2013 pela revista Veja, demonstra que o indicie