a familia
Uma família a desenvolver-se em relações de amor é o lugar fundamental para a humanização dos seres humanos. As pessoas para crescerem de forma equilibrada, precisam de espaços afetivos de tipo familiar. Por isso a família é a célula mãe da sociedade.
O amor familiar é a primeira dinâmica estruturante da pessoa. Segundo tenha sido bem ou mal amado, o ser humano estará bem ou mal equilibrado. É na família que se inicia a humanização dos seres humanos.
A família é o lugar privilegiado onde amadurece a Humanidade. Mais que um lugar de aprendizagem teórica é uma rede de relações onde circula o amor e acontece a comunhão. A família é o jardim onde florescem pessoas equilibradas. Os bem-amados são, em princípio, pessoas equilibradas. Na construção da família, e tendo presente o homem, temos de dizer que primeiro amadurece o marido, depois o pai. Do mesmo modo, se tivermos presente a mulher, diremos que primeiro amadurece a esposa, depois a mãe.
Uma família dinamizada pelo amor mútuo entre os seus membros é o melhor espaço para crescerem pessoas equilibradas e felizes.
Quando o contexto familiar é animado pelo amor, os membros da Família vivem no bem-querer uns dos outros. Aceitam-se, apesar das diferenças.
Estas atitudes são fundamentais, pois, como sabemos, não há duas pessoas iguais. Por isso nenhuma pessoa está a mais, pois ninguém é repetição inútil de outra pessoa. A Humanidade nasce de forma nova em cada pessoa. Texto adaptado de
Calmeiro Matias, Cssr