A familia na atualidade
Tania de Carvalho Nascimento Prof. Rozivaldo Freitas Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Matemática/ EAD (MAD 1071) – Metodologia do Trabalho Acadêmico 27/06/08
RESUMO
Analisar a importância da estrutura familiar como co-responsável na formação do ser, educando, orientando e desenvolvendo um papel mediador entre as influências externas e as diversidades do meio social na perspectiva da construção de um futuro melhor para a criança e o adolescente.
Palavras-chave: Família; Responsabilidades; Participação.
1. INTRODUÇÃO
Ao discutirmos o papel da família na construção da subjetividade, ou seja, na maneira de cada um dar sentido ás coisas, de pensar, de agir de sentir, ver e viver a vida devemos mencionar as modificações que ao longo do tempo à mesma vem sofrendo e como estas transformações refletem e influenciam positivamente ou negativamente nas ações e expressões da criança e do adolescente.
Dentre os muitos aspectos relevantes a serem discutidos e mencionados para esclarecer o valor o referencial familiar é necessário salientar que a função educativa da família embora desempenhe papel importante na formação do jovem, deve ser compartilhado com a escola para que juntas lutem e se auxiliem mutuamente a promover o melhoramento nos diferentes campos na construção de jovens saudáveis física e mentalmente.
2. FAMÍLIA, SUAS TRANSFORMAÇÕES E RESPONSABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DIANTE DAS DIVERSIDADES.
As relações familiares e suas transformações trata-se de um assunto de discussões inesgotáveis. Hoje, experimenta-se um novo modelo familiar, caracterizada pelo ingresso da mulher no mercado de trabalho; a igualdade de direitos entre os cônjuges com divisão de tarefas na vida comum; as mudanças ocorridas na sociedade obrigaram a mãe, que geralmente exercia este papel educativo, a assumir outras