A imagem da família na atualidade
A família é um grupo social que varia de acordo com a sociedade na qual se encontra e será um reprodutor fundamental dos valores de uma sociedade determinada. É um núcleo composto por pessoas unidas por parentesco ou relações de afeto. Cada sociedade terá um tipo de organização familiar.
Os tipos de família vão variar muito e estão em permanente processo de mudança e transformação. Além disso, cada família vai ter sua particularidade pautada por sua história, suas relações, seus valores intergeneracionais (entre gerações), suas situações presentes e as características dos seus membros, além do contexto social e cultural em que vive.
Para melhor entender a família de hoje veremos como era a família de ontem:
MODELOS DE FAMÍLIA NA ANTIGUIDADE
A família pré-histórica
Papéis muito bem definidos pela capacidade e força de cada um. As mulheres cuidavam das crianças e juntamente com elas eram responsáveis pela recolha de frutos e raízes, os homens caçavam, pescavam e defendiam o território.
A família romana
Modelo paternalista / patriarcal. Papéis estabelecidos pelo pater. Todos os demais membros da família eram submetidos à sua autoridade.
A família aristocrata
Papéis impostos por rígidas tradições. Os aristocratas consideravam de suma importância a preservação da rede de relações de parentesco e linhagem. Segundo estudos, as crianças aristocratas ficavam nas mãos da criadagem (amas de criação) desde o momento de seu nascimento.
A família camponesa
Mulheres cuidam das crianças e da casa, tecem e cozinham. Os homens cuidam das plantações, construções e do comércio.
A família classe trabalhadora
Com a Revolução Industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da babá (ama de criação) ressurge posteriormente.
VÍDEO:
NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA
PAULO ROBERTO CECCARELLI – Psicólogo, Psicanalista, Doutor pela Universidade de Paris VII.
Conceito de família
Modificações dos