Familía na atualidade
Jucileide Nascimento de Oliveira Marques
Prof.Orientador:Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (Turma PED5951) – Disciplina:Psicologia Geral e do Desenvolvimento
27/06/2008
RESUMO
Pretende-se com essa produção mostrar o que é família, quais suas formações diante das transformações da sociedade, qual seu papel perante seus filhos e a parceria que deverá ter com a escola. Veremos também a função da escola na formação dos educandos e a violência dentro do ambiente familiar, escolar e na rua, além de verificarmos qual atitude pais e escola deveram tomar diante de situações, como são geradas e como serão solucionadas.
Palavras-chave: Família; Escola; Violência
1 INTRODUÇÃO
Iremos perceber com essa produção que a formação da família vem se transformando ao longo dos tempos, não se tem mais aquela chamada patriarcal, hoje temos diversos tipos de modelos familiar, a prioridade de educar os filhos continua sendo a principal função de toda e qualquer família.
A família continua na escola, onde é construido outro tipo de ambiente, mas com o mesmo sentido, o de encaminhar as crianças e jovens para a vida em sociedade. Esses dois ambientes são formadores de pessoas cidadãs e que estão expostos a vários tipos de violência, aquelas de aspectos físicos e psíquicos, geradas dentro do próprio ambiente familiar, escolar e no espaço público, na rua.
Cabe as essas duas instituições orientarem e acompanharem seus filhos e alunos para caminhos de comportamentos humanizados, solidários uns com os outros e preparados, especialmente para o mercado de trabalho honesto.
2 FAMÍLIA
Antigamente a família era composta pelo marido, mulher e filhos, ao marido cabia a função do sustento material e chefe da família, onde todos tinham que lhe obedecer. Para a mulher cabia os afazeres domésticos e a educação dos filhos, sua vida era somente em empenho do lar. Nesta