Desafios enfrentados pelas famílias na atualidade
-As famílias devem oportunizar momentos coletivos (encontrar, brincar e narrar estratégias para romper a aceleração do tempo), disponibilizar tempo para escuta e saber entender o que o outro quer dizer, o que lhe incomoda e qual a contribuição que cada um pode oferecer.
-Valorizar ações mais humanas (que valorizam o ser) em substituição aos presentes.
-Os pais precisam estar cientes de que a paternidade e a maternidade responsáveis exigem renúncia da individualidade em benefício da família.
-As famílias precisam estar conscientes de que a leitura de que fazemos dos exemplos diz muito mais do que palavras, presentes, passeios. São o alicerce da estrutura familiar ou institucional.
2) Problemas relacionados ao mau uso dos recursos tecnológicos:
-Quando os filhos estão com os pais ou atividades com as pessoas que são importantes para eles e que dão valor à sua presença, eles sentem-se bem e acolhidos e dificilmente escolherá o recurso tecnológico.
-Precisamos aliar os recursos tecnológicos às nossas relações e atividades aprendidas ao longo do tempo tanto na família quanto na escola para que o conhecimento essencial de convivência seja passado de geração para geração.
-Os pais estarem presentes durante o manuseio das tecnologias construindo um momento interativo, valorizando os benefícios e analisando os riscos, conjuntamente.
-As famílias e as escolas precisam estar em diálogo permanente para compreender os perigos da propaganda e da mídia. ( revista Pátio-julho/setembro 2012, pág.19 ).
3) Problemas relacionados à responsabilidade das famílias na formação de valores:
- Dedicar tempo para o aprendizado espiritual, conhecer a palavra de Deus para ser o alicerce das famílias na hora de tomar decisões e orientação para um bom relacionamento.
-“As crianças participam de rotinas culturais nas quais as informações são primeiramente mediadas pelos