A configuração da família na atualidade
Podemos considerar que a família já não é mais apenas o núcleo formado por o marido, a esposa e os filhos. Anteriormente as mudanças ocorridas tínhamos a figura do marido como provedor financeiro de toda a família.
A mulher era vista apenas como uma figura que deveria buscar um bom casamento com a possibilidade de ter filhos, alem disso havia a pressão social para aquelas que participavam de festas ou jantares sem estarem acompanhadas, essa situação desrespeitava os costumes sociais da época.
As transformações tecnológicas e a abertura de espaços no campo de trabalho para as mulheres assim como a defesa das causas feministas foram importantes na mudança de visão da participação da mulher no contexto familiar.
O que pude entender foi que deixou de existir uma separação entre a esfera pública de em que o marido atuava e esfera privada na qual estava encaixada a figura feminina. Com a difusão das idéias oportunizada pela globalização ocorreu o surgimento de uma nova constituição familiar, esse processo foi estendido a todos os continentes.
A partir do momento em que vivenciamos o fato de que muitas mulheres passaram a não depender financeiramente dos maridos e a trabalhar fora de casa, ocorreu o inicio de amplos questionamentos sobre as situações vivenciadas na sua vida conjugal.
O período entre as décadas de 60 e 70 foi significativo nas mudanças da constituição familiar, a intensificação do uso da pílula anticoncepcional que dava a mulher o poder de não ter uma gravidez indesejada também foram importantes.
As mudanças nas leis acarretaram o divórcio como forma de resolver as brigas e problemas familiares, ao mesmo tempo