familia em cena
Rosana Maria Mohallem Martins*, 1
Wagner, A. (Coord.). (2002). Família em cena: tramas, dramas e transformações. Petrópolis, RJ: Vozes, 188 p.
Nas últimas décadas a família tem sofrido transformações profundas em sua estrutura e dinâmica, decorrente de mudanças na sociedade. Apesar disso, manifesta grande capacidade de sobrevivência e adaptação, com diferentes arranjos e personagens familiares. O livro traça o perfil das famílias da atualidade, trazendo dados de pesquisas da realidade brasileira. Adriana Wagner, professora da PUCRS, coordenou essa importante obra, que é um convite à reflexão sobre as novas configurações da família brasileira. Foi escrita por diversos auto-res, mestres e doutores em Psicologia Clínica, sendo a maioria psicoterapeutas, com ampla experiência na área.
O livro é apresentado em três partes. A primeira, intitulada de Cenário, é dedicada à descrição de diferentes configurações familiares; a segunda parte, O Elenco, apresenta as diferentes personagens com textos sobre mães e madrastas, relacionamento fraterno e filho primogênito; e a terceira parte, nomeada de Enredo, mostra as transformações na família.
O primeiro texto da primeira parte, intitulado de Possibilidades e potencialidades da família – A construção de novos arranjos a partir do recasamento, escrito por Adriana Wagner, aponta para o aparecimento de novas configurações familiares constituídas mediante o recasamento, quando há a entrada de novos membros na família: padrasto, madrasta, enteado. No estudo realizado pela autora, com adolescentes de famílias intactas/originais e recasadas, os resultados indicaram diferenças na qualidade do relacionamento com a figura paterna, nas figuras de autoridade e na hierarquia familiar. Contudo, essas diferenças não interferem no bem-estar psicológico dos