caracterização de campo
E
ANÁLISE SOBRE A PESQUISA
Gama - Leste- DF
Projeto de Campo do Curso Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota em Oficina de Estágio II.
GAMA – DF
2014
INTRODUÇÃO
A proposta do projeto de extensão – é mostrar a realidade do Gama- Leste - DF. Através da história das políticas sociais observamos em comunidades, que aparentemente existem condições de sobrevivência, mas a realidade é outra, muitos vivem em condições vulneráveis e correm risco social.
Vários fatores foram relevantes para avaliar a condição de vida da comunidade do Gama – Leste - DF, como a carência efetiva no atendimento de serviços públicos. Evidenciamos realidades inerentes a toda cidade de porte pequeno, porém, com características próprias. Já decorridos 50 anos, alguns problemas foram solucionados, mas permanece uma clara distinção social, fazendo com que os órgãos governamentais não assumam suas responsabilidades, com uma assistência de qualidade aos moradores, como: educação de qualidade, saúde, amplo saneamento básico, competência na segurança publica e etc.
O presente trabalho se restringiu em um setor (bairro) da cidade, que na pesquisa de campo revelou o acima citado, isto é, o anseio dos moradores por uma melhor assistência das esferas competentes, visto que não são inferiores como cidadãos em seus direitos e deveres comparando aos moradores de Brasília (Plano Piloto).
Como veremos no desenvolvimento do trabalho, a população necessita de esclarecimentos políticos e direitos de cidadania, visto que, não há uma mobilidade reivindicatória junto a instâncias administrativas (prefeituras) por meio de associações de moradores, representantes de setores (bairro) igrejas e representantes de classe. Notamos o reflexo disso numa parte da população, que convivem com graves problemas sociais: o grande número de moradores de rua, usuários de drogas e adolescentes em