A falta de ética gera prejuízos nas organizações
Uma empresa que se mantém no mercado e consegue se desenvolver de maneira contínua, dentro dela existe um conjunto de fatores para que o resultado final seja garantido.
Esses fatores devem ser avaliados por pessoas, que são as que fazem a empresa existir e se fortalecer. Se elas não utilizarem a ética dentro da organização a empresa terá um grande prejuízo por não demonstrar credibilidade e por não ganhar confiança dentro mercado, confiança essa que deve ser passada através de respeito, de verdades e valores, seja para o cliente, fornecedor ou funcionário.
Por exemplo: O lucro é importante em um negócio, mas ele não deve ser adquirido a qualquer custo, ele deve aparecer como consequência do produto ou serviço oferecido a um cliente.
O produto ou o serviço deve ser apresentado ao cliente de forma clara, sem ter que contar vantagens para vender mais. Caso isso aconteça à falta de credibilidade do que foi apresentado pode ser um risco para a empresa.
Investir para que os funcionários sejam mais motivados a querer fabricar ou vender um produto, e trabalhar para levar um diferencial até o cliente faz com que ele queira comprar mais e essas podem ser oportunidades de desenvolvimento.
A ética não esta na forma em como fazer, mas na maneira em de que deve ser feito, com quais princípios, de que maneira justa e correta algo pode ser posto em prática, deve ser analisado de uma forma geral, a fim de favorecer todos que estão envolvidos no processo sem ter que prejudicar ninguém.