ETICA
AULA TEMA 3: FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUÍZOS
SANTO ANDRÉ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
AULA TEMA 3: FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUÍZOS
Atividade de autodesenvolvimento apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André, curso de Tecnologia em Gestão Comercial – 1ª série, como requisito parcial à obtenção de nota de 1º bimestre da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, sob orientação da tutora Ana Beatriz Albino de Almeida.
SANTO ANDRÉ
2013
“A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS”
A principal causa quando falamos de corrupção e falência de organizações empresariais está relacionada a falta de ética, onde lucro é visto como fator primordial, e tem que ser alcançado à qualquer preço, seja através de fraudes, competições imorais, desvios de conduta, falsidade na divulgação de dados, entre outros.
Já acompanhamos diversos escândalos envolvendo grandes organizações, que ostentavam seus impérios e lucros absurdos, mas que na realidade eram “castelos de areia”, que ruíram (faliram) no primeiro vendaval e levaram consigo centenas de investidores, acionistas além de um número enorme de trabalhadores que faziam parte dessas organizações, como foi o caso da Enron, Parmalat e Arthur Andersen.
Essas empresas demonstravam solidez e transparência em suas finanças, mas a realidade era outra. Eram dados enganosos, tudo não passava de uma enorme fraude onde a falta de ética, o desrespeito e o lucro acima de tudo eram seus objetivos e foram cruciais para sua derrocada.
A falta de ética além de causar grandes prejuízos às empresas, em longo prazo pode ser determinante para sua falência ou falta de confiabilidade no mercado.
Ser ético não é só questão de dignidade, é uma maneira de dizer NÃO a corrupção e sustentar fielmente nossos valores morais.
Dizer não a ética ou exercer uma falsa ética