A Falta De Gua
Não existe vida sem água
A vida, como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É so lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.
Como prevenir a crise da água?
Existem inúmeras medidas que, se forem tomadas, reduzirão em muito o consumo de água; entre as principais podemos citar:
1. economizar água evitando o desperdício;
2. saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
3. tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
4. projetos de irrigação evitando o consumo exagerado;
5. proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.
Enfim, a falta de água é tão evidente que ela passou a ser considerada o ouro do século XXI.
A crise da água
O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida. É evidente que a poluição hídrica é intensificada com o aumento da pobreza. Sabemos que em regiões pobres, normalmente situadas na periferia das grandes cidades, os esgotos sanitários e o lixo doméstico, sem qualquer tratamento, são diretamente lançados em águas. Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d’água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional.
O que causou a falta de água em São Paulo Existem muitas teorias, muitas pessoas falam que e a falta de chuva, etc...
O Real motivo e o aumento desenfreado da população, nosso sistema de água, e arcaico, vem de um planejamento de mais ou menos, 50 milhões de habitantes, não esse numero