Ciência e senso comum
Bahia, Nathália Souto1
Cardoso, Iaciara Geórgia Silveira2
Jesus, Natalice Barbosa3
Morelli, Lucas Procópio4
Queiroz, Lorena dos Reis Pereira5
Ribeiro, Magno Sinval Pereira6
Resumo
O presente artigo retrata uma pesquisa realizada no curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Unimontes, cujo objetivo era conhecer os conceitos de Ciência e Senso Comum, dos acadêmicos do 1° Período do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, Unimontes/2015. A hipótese que se tinha em relação a resposta era: Que a sala apresentava um conhecimento raso sobre os temas. Foi realizada uma pesquisa de campo por meio de uma coleta de dados através de um questionário aplicado a 100% dos acadêmicos da turma, e uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores: RUIZ/ 2008 e DEMO/2011. Após um estudo concluiu se que: Os acadêmicos mantinham a mesma concepção, porém após os estudos, essa foi enriquecida, ampliada através de leituras e por meio dos elementos obtidos no decorrer dos estudos.
Palavras-Chaves: Conhecimento, Ciência e Senso-Comum
Introdução
O presente texto discute elementos referentes à concepção dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, sobre Ciência e Senso-Comum. Através de uma aula de Metodologia Científica, os estudantes em questão foram incitados a realizar uma pesquisa com o propósito de compreender o conceito destes termos entre si, por meio de um levantamento e tabulação de dados, cujo resultado foi apresentado em sala de aula.
O objetivo de tal pesquisa era discernir o nível de entendimento técnico de tais termos, pelos membros da turma em questão. Sendo assim, o problema da pesquisa foi: Qual a concepção do 1º Período de Ciências Biológicas, Bacharelado, da Unimontes (2015) sobre os termos “Ciência e Senso-Comum”.
Desse modo, o artigo está organizado da seguinte maneira: primeiramente, realiza conceitua o termo conhecimento e na sequencia apresenta uma breve reflexão acerca do conceito