eletrica
Disciplina: Geografia
Professora: Rosalia Ludwig
Termoelétricas
Tayron Adriano Casas
Turma: 301
Blumenau, 06 de abril de 2015
Slide 02: Funcionamento
O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraído da atmosfera pelas torres de refrigeração, grandes estruturas que identificam essas centrais.
Slide 05: no Brasil
No Brasil, a energia termoelétrica é um recurso estratégico, pois supre as necessidades energéticas durante os períodos de seca, quando as hidrelétricas não atendem toda a demanda. Cerca de 50 usinas termoelétricas estão espalhadas por vários estados brasileiros, entretanto, mesmo quando operam em plena capacidade, geram cerca de 15 mil MW de energia (Megawatts), ou seja, 7,5% do total consumido no País.
O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Mas, incluindo as altas construções de usinas termoelétricas esse indicador chegará a 16 milhões.
Slide 08: Taizhong Power Station
- A termoelétrica a carvão de Taizhong (a maior do mundo) iniciou o funcionamento, oficialmente em 1992 e hoje é considerada a maior emissora de dióxido de carbono, com aproximadamente 40 milhões de toneladas anualmente.